No Estúdio de SANTTOS


Na entrevista de hoje, entramos no estúdio de um dos quadrinistas de traço mais dinâmicos que eu conheço, com vocês... SANTTOS!



1 - Em quais projetos está trabalhando atualmente?
Estou trabalhando em uma nova HQ, chamada Samurai Doggy, será lançada no EUA pela editora Action Lab Comics e aqui no Brasil vamos lançar de forma independente pelo Catarse, além desse projeto faço uma série de quadrinhos para mercado americano para editoras pequenas por lá, e algumas publicidades e cinema, que vão surgindo durante o ano.  


2 - Quais são seus instrumentos de trabalho e técnicas mais utilizadas? 
Hoje todo meu trabalho é digital, faço algumas vezes sketchs ou storyboards no papel, mas cada vez mais raro rs. 
Minha base é fundada no tradicional, trabalhei por muito tempo com aquarela e tinta acrílica, então tento levar um pouco dessa atmosfera e textura para o digital. 
Uso uma Cintiq Companion, é incrível ter a sensação de desenhar à mão, mas ter o "Ctrl Z" quando errar.


3 - Quem são seus autores de referência?
Puxa, tem muitos autores que me inspiram, meu pai que também é desenhista com certeza foi o primeiro deles, meus amigos que desenham, me motivam sempre a buscar melhorar, e autores que não necessariamente são dos quadrinhos como Miyazaki ou Satoshi Kon. Mas para ficar só nas Hqs, Naoki Urasawa, Moebius e Katsuhiro Otomo, são incríveis na arte de contar uma história através dos quadros.


4 - Tem algum “ritual” antes de começar a desenhar? Qual a sua rotina de trabalho? 
Gosto de colocar uma música, algo que ajude a inspirar na hora de desenhar, como uma trilha da história que estou desenhando. Algumas vezes eu deixo uma série, anime ou um filme rolando, mas o importante para mim, é que preciso estar dentro da historia, literalmente, como se eu fosse um cara filmando e registrando aquele mundo, pra conseguir passar uma verdade para o leitor.
Não tenho um horário fixo, se tiver que começar a desenhar de manhã ou de madrugada vou desenhar, tento me divertir com o processo e com os personagens, é como se eles tivessem vivos na minha cabeça, meio louco isso rss.


5 - Quais são os autores que devemos ficar de olho?
Se for fora do país, acho legal dar uma olhadinha para quem não conhece o trabalho de Ulysse Malassagne, Greg Tocchini(é Brasileiro) e Zao Dao. Agora, aqui no Brasil, tem muita gente boa também como Tiago Souto, Felipe Cagno, Gustavo Borges, Magenta King... normalmente vocês vão encontrar o trabalho do pessoal em eventos como CCXP, e em site de Crowdfunding como o Catarse e Kickstarter.

6 - Tem algum objeto preferido no seu estúdio? 
Sem dúvida meus cadernos zuados de esboço, neles me sinto livre para errar, não curto aqueles cadernos caríssimos de sketch book, psicologicamente me dá sensação que preciso fazer um desenho foda, eu só quero jogar ideias no papel sem me sentir culpado e desperdiçando uma página cara. 

Quero agradecer muito pela entrevista e para você que estiver lendo essa matéria. 
Pra quem desenha fica um recado: "Acredita no seu Traço!"
Valeu ao pessoal da Quadrinhosfera!!!


Confira todas as entrevistas da série "No Estúdio" clicando AQUI!

Entrevista conduzida por:

Comentários

Postagens mais visitadas