Dia dos quadrinhos nacionais?

Na data de hoje os fãs de quadrinhos (e praticamente só eles), comemoram o dia do quadrinho nacional. A denominação de "nacional" me parece um pouco falha, pois me leva a uma pergunta: O que se produz realmente no Brasil no que se diz respeito a HQs? 
Primeiro TEMOS que lembrar de Astronauta Magnetar, a principal HQ para nós brasileiros no ano passado. O maior selo de quadrinhos do nosso pais a MSP (Mauricio de Sousa Produções), produzindo para adultos e pasmem: Deu magistralmente certo! Só se falou disso, e como vêm ainda se fala! Então, outra pergunta: Porque não fazer mais?
Certamente a MSP fará mais disso além das Graphics que estão para sair. Deu certo! Os nossos principais artistas então "emprestados" para os americanos e europeus por motivos óbvios. E nós consumimos seus quadrinhos, também, por motivos óbvios; os caras são bons! Então, porque nos contentamos com o que vem de fora? E que em boa parte saiu daqui! Porque deixar sair daqui?
Falta UMA editora. Se uma única editora nacional surgir com capacidade financeira e vontade, poderia-se revolucionar a nossa banca. As editoras que publicam quadrinhos (que não das duas maiores editoras  dos EUA) contentam-se com o materia de luxo do exterior e as livrarias. Falta a iniciativa de fazer quadrinhos inteiramente aqui, para que tenhamos um DIA, QUADRINHOS verdadeiramente NACIONAIS! 

Luan Zuchi

Comentários

Postagens mais visitadas