Mostra em Campinas reúne nomes de destaque nos quadrinhos brasileiros

Exposição "Desbravadores" entra em cartaz neste sábado (28), no Espaço Pandora .

Os quadrinhos brasileiros estão em expanção quando se trata da produção. Nossa terra tem exportado grandes talentos nos quadrinhos para o mercado americano e outros. Em 2011, a HQ “Daytripper”, dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon venceu nos Estados Unidos os prêmios Eisner Award e Harvey Award, e foi considerado o grande destaque do ano.
começa hoje (28 de janeiro) no Espaço Cultural Pandora a exposição “Desbravadores”, o evento tem por objetivo mostrara o que de melhor o Brasil está produzindo para a nona arte.
Em 30 de janeiro de 1869, foram publicadas as histórias do personagem Nhô-Quim, de Ângelo Agostini, considerado o primeiro quadrinho brasileiro e uma das mais antigas HQs do mundo. “Reunimos na mostra os autores que fazem atualmente o que Agostini fez lá atrás. Eles bancam a impressão, escrevem o roteiro e fazem as ilustrações. Fazem praticamente tudo sozinhos porque querem fazer o quadrinho acontecer. Alguns têm material publicado por editora, mas continuam produzindo material autoral e publicando por conta própria. São os novos desbravadores”, explica o quadrinista Ricardo Quintana, coordenador da mostra.

O evento contará com uma grande exposição que reunirá obras de cerca de quarenta autores brasileiros, entre as peças em exposição estão ilustrações do campineiro Bira Dantas e uma caricatura de Chico Buarque feita por outro artista local Dalcio Machado, premiada no Salão de Humor de Piracicaba de 1999. “O mundo das caricaturas mudou depois desse trabalho. Os caricaturistas passaram a prestar mais atenção à textura e detalhes da pele”, ressalta Quintana. 

A exposição fica em cartaz até 24 de fevereiro e conta ainda com trabalhos de André Leal, Carriero, Caeto, Caio Majado, Caio Yo, Catia Ana, Davi Calil, Denis Mello, Digo Freitas, DJota Carvalho, Eduardo Ferigato, Felipe Nunes, Flávio Luiz, Fred Hildebrand e Ana Recalde, Giorgio Galli, Hugo Nanni, João Azeitona, Leo Finocchi, Leonardo Maciel, Lu Cafaggi, Magno e Marcelo Costa, Mario Cau, Mario Cesar, Pedro Cobiaco, Raphael DeLatorre / Marcelo Maiolo / Beto Scoob, Raphael Salimena, Samanta Floor, Vitor Cafaggi, Vitor Gorino, Will, Will Leite, Wanderson de Souza e Daniel Esteves.


Serviço:
O que: Exposição “Desbravadores” em Campinas
Quando: De 28 de janeiro a 24 de fevereiro. De seg. a qui., das 9h às 21h. Sex., das 9h às 18h.
Onde: Espaço Cultural Pandora
Rua Joaquim Novaes, 146, Cambuí
Entrada franca
Informações: (19) 3234-4443



O Administrador

Comentários

Postagens mais visitadas