Os Novos Atlantes, a nova HQ do Coletivo Tesla


Essa galerinha do Coletivo Tesla leva a sério pra caramba, como deve ser, essa história de fazer quadrinhos. O esmero da equipe pode ser percebido em cada detalhe das páginas de Os Novos Atlantes.

Os Novos Atlantes
Capa dura
20,5cm x 28,5cm
80 páginas
Papel couche fosco
Valor R$ 30,00

Com argumento de Ismael Chedid, desenhos de Adan Marini e com Frank Tartarus assinando o roteiro e as cores, a narrativa gráfica da vez nos leva para algum lugar, não especificado, da América do Sul, onde acompanhamos uma expedição de estudantes a um sítio arqueológico em que, bem, algumas coisas acontecem e nós acabamos acompanhando uma jornada pelos tempos imemoráveis e suas mitologias. 

A galera do Tesla já fez um trabalho sensacional com Dies Irae, também lidando com divindades e mitologias, os caras realmente sabem brincar com esses elementos.

Durante a leitura da bela edição que os caras enviaram (aliás, obrigado pelo presente), me peguei pensando que aquele era o tipo de leitura a que uma criança/pré adolescente deveria ser presentada em suas primeiras leituras mais arrojadas. É cativante, é empático pra esse público e dá uma leve explodida de cabeça sobre como contar histórias grandiosas e como o universo da leitura pode ser maravilhoso e acrescentar tanta beleza ao nosso mundinho às vezes tão cinza.

Porém, dizer que é uma boa leitura infanto-juvenil não desmerece o conteúdo para você que é jovem a mais tempo. A narrativa possui riqueza e qualidades que cativam até os leitores mais experientes que já viram muito de quadrinhos na vida.

Eis uma pequena prévia da HQ:






Se for brincar de quantificar a minha satisfação com a obra, em uma escala de 0 a 10 eu daria uma nota 9. Explico. A história em si é sensacional, o acabamento gráfico, nem se fala, tá incrível, meu único ponto é:talvez os personagens principais, a equipe de jovens, pudesse ser melhor apresentada, na minha opinião faltou um pouco do desenvolvimento dos personagens antes da história engrenas, o que poderia gerar maior empatia entre personagens e público, mas isso é só um detalhezinho que não afeta a ótima leitura.

Um ponto que merece aplausos é a iniciativa do Coletivo em fazer histórias longas, num mercado complicado como o nacional os caras estão correndo atrás de financiamentos por editais e tudo mais e ainda assim criando páginas e mais páginas de boa narrativa, isso é um investimento de tempo e energia que deve ser parabenizado. E quem acompanha os camaradas nas redes sociais sabe que eles estão cheios de "projetos secretos", então que venha mais!!!


O lançamento oficial dos Novos Atlantes acontecerá durante a ComicCon RS, nos dias 05 e 06 de agosto, em Canoas. Se você for ao evento, essa é uma compra praticamente obrigatória.

Post escrito por:

Comentários

Postagens mais visitadas