Os fumetti merecem sua atenção



Minha vida se entrelaça com o universo das histórias em quadrinhos. Leio, crio, falo sobre. Difícil me imaginar desvinculado dessa mídia. Interessante pensar que se eu nunca tivesse descoberto a velha coleção de quadrinhos do meu padrinho, isso nunca teria entrado na minha vida. Bendito o dia que encontrei os fumetti*.

Alguns exemplares da citada coleção do meu padrinho.

*Fumetti, é como são chamados os quadrinhos na Itália, e por aqui, o termo serve para designar os quadrinhos criados na velha bota.

Os quadrinhos italianos foram minhas primeiras leituras de arte sequencial, ainda quando criança, naquela fase que algumas coisas entram na nossa mente para tornar-se parte do que seremos para toda vida.  

Com o passar dos anos, saí do agradável isolamento do interior, do interior, do interior... depois de uma mudança que me levou a estar em uma cidade de interior (apenas 1 nível de interioricidade), onde comecei a encontrar outros leitores de quadrinhos (o que confirmou minha crença de que, realmente, eu não era o único). Estes novos amigos leitores, consumiam outros conteúdos, em sua maioria, quadrinhos norte-americanos ou mangás.


A título de curiosidade, sobre cidade interiorana, essa é a vista da janela da minha casa hoje:
Uma publicação compartilhada por Luan C. Z. Zuchi (@luan.zuchi) em


Ainda hoje quando falo que meus quadrinhos preferidos são fumetti passo por uma pequena sabatina: "Mas por que? Como assim? Me diz o que eles tem de bom? Mas são preto e branco? Por onde começo a ler?".

Agora me ocorre a ideia de transformar as respostas para estas perguntas em um post aqui no blog, assim poupo saliva, ganho visitantes e quem sabe mais alguém venha me fazer companhia nesse clube (não oficial) de leitores de fumetti.

Mas, recentemente, algumas coisas vêm acontecendo e animando. Mais pessoas chegam até mim dizendo: "Ouvi falar sobre os quadrinhos da Bonelli. Quero começar a ler. Pode me dizer por onde começar?".

No final deste post darei a dica de 2 bons pontos de partida.

Vamos, lá. Seguindo a explanação:
Acredito que isso se deva à soma de 2 fatores.

1 - Qualidade  
Enquanto os quadrinhos norte-americanos oscilam em qualidade, buscando mês a mês bater algum recorde de alguma coisa, para ganhar alguma atenção midiática e, por vezes, as histórias decepcionam seus leitores, os fumetti possuem um cuidado maior com a história a ser contada naquela edição. Creio que boa parte disso se deva à não existência de um universo compartilhado entre os personagens/títulos. Essa qualidade acaba levando ao boca a boca e, recentemente esse boca a boca está ganhando espaço na "mídia especializada". E aqui vamos para o ponto nº2.

2 - Divulgação
Já há muito tempo os fãs de fumetti levantam a bandeira e tentam convencer alguém a dar uma chance para alguns dos títulos em banca, mas poucos eram os veículos midiáticos a dar o espaço devido a estas publicações. Um dos poucos é o Universo HQ, onde o ilustre Sidney Gusman e sua turma sempre dão a atenção a estes títulos. Também eles (do Universo HQ) são responsáveis pelo podcast Confins do Universo, que recentemente publicou um episódio especial sobre os personagens da editora Bonelli, o que parece ter aberto os olhos de muitos leitores. Como sempre, uma coisa puxa a outra, e aos poucos mais blogs, sites, vlogs, etc e tal, falam sobre esses quadrinhos. 

E assim, cada dia que passa, vem mais alguém com a tal pergunta: "Ouvi falar sobre os quadrinhos da Bonelli. Quero começar a ler. Pode me dizer por onde começar?"

Então aqui vão 2 dicas. São 2 lançamentos com edições que trazem histórias completas em cada exemplar. Como a maioria dos fumetti funcionam bem sem ter a necessidade de acompanhar toda uma cronologia, qualquer uma dessas publicações pode ser um ponto de partida. Vamos a elas:

Dica 1

A Editora Lorentz lançará 3 edições de Dylan Dog, ambas inéditas no Brasil. Para saber mais sobre o lançamento, visite a fan page da editora aqui: facebook.com/editoralorentz



Dica 2

Salvat lançará coleção Tex Gold, seguindo padrão de publicação feita na coleção de graphic novels da Marvel. A 1ª edição sai por R$ 9,90 e é obrigação para qualquer um que esteja interessado em começar a ler fumetti. Abaixo a imagem da edição nº1 e aqui o link para mais informações: universohq.com/noticias/salvat-lanca-tex-gold-colecao-de-luxo-em-capa-dura/



Também vale lembrar que a editora Mythos faz um belíssimo trabalho com os personagens Bonelli nas bancas. Como eu disse, as histórias funcionam bem isoladamente (sem depender tanto da cronologia), então você pode começar a qualquer momento, pelo título que te parecer mais interessante.

Qualquer dúvida, deixe um comentário no post.

As dicas estão aí, boa leitura!!!


Escrito por:


Comentários

Postagens mais visitadas