Moebius Falece.





Com inenarrável pesar a Quadrinhosfera noticia a partida de mais um dos gênios dos quadrinhos. Morreu na França no dia 10 de março último o mestre das HQs Moebius.
Jean Henri Gaston Giraud tinha 73 anos e estava internado havia uma semana fazendo um tratamento para um câncer, contra o qual lutava há bastante tempo.
Sua obra deixa marcas na história e sua biografia mostra um pouco do grande artista.

Jean Henri Gaston Giraud nasceu em 8 de maio de 1938, em Nogent-sur-Marne, uma cidade nos arredores de Paris.
Fãs do gênero western, Moebius demonstrava amor ao desenho desde pequeno.
Começou nos quadrinhos ainda jovem publicando seu primeiro trabalho no gênero ainda com 16 anos.
Sobre o começo de sua carreira, Giraud declarou numa entrevista à agência de notícias AFP que sempre foi muito ambicioso, e que queria impressionar a todos e ser uma grande artista dos quadrinhos.  Certamente Moebius alcançou o que almejava.




Arte de MoebiusCerta vez o escritor Jean-Michel Charlier, estava em busca de um desenhista para ilustrar um faroeste situado em Nevada, nos Estados Unidos. Indicado pelo amigo Jipé  Charlier chegou a Giraud.

Foi assim que nasceu a parceria entre ambos, cujo resultado pode ser visto em 31 de outubro de 1963, com o lançamento de Fort Navajo, na revista Pilote, a primeira aventura do tenente Mike Donovan, mais conhecido como Blueberry, e cuja aparência - com o nariz quebrado - foi inspirada no ator Jean-Paul Belmondo.

Fonte: Site Universo HQ





Com uma carreira intença e memorável que leva novos quadrinistas a sonhar, Moebius merece uma justa homanagem. Para tanto a Quadrinhosferá preparará uma postagem expecialmente dedicada à obra de um dos maiores mestres das HQs.


Moebius

Comentários

Postagens mais visitadas