Superpenner - HQ ajuda mendigos na Alemanha



A história em quadrinhos alemã Superpenner (Super Vagabundo) conta as aventuras de um super-herói morador de rua, mas a revista vai muito além disso.


A criação do projeto é da agência de publicidade "Scholz & Friends", de Hamburgo. O super herói, ao estilo Superman, é um mendigo (com uma incrível resistência a álcool) que luta contra criaturas mutantes pelas ruas de Berlin.



Mas a real ajuda deste super herói é prestada na vida real. A HQ (que é suplemento da revista "Strassenfeger") é vendida pelos moradores de rua alemães. As revistas custam o equivalente a R$ 5,00 e desse valor os moradores de rua ficam com R$ 3,00. A proposta dos idealizadores é ocupar os mendigos e dar a eles uma forma digna de ganhar algum dinheiro.



A polêmica que está sendo gerada na Alemanha nem é ligada ao modo de venda das revistas, mas sim ao personagem que é um "vida louca" e beberrão. Os criadores do projeto se defendem dizendo que é apenas humor.

Eu, particularmente, adorei a ideia. Ao menos tenta ajudar os moradores de rua. Além disso, se alguém no sinal, que venderia balinhas, passasse a vender quadrinhos, não é um grande avanço? Em Berlin existe um número próximo a 4.000 moradores de rua, são 4.000 potencias vendedores de quadrinhos. A edição tem uma tiragem próxima a 20 mil exemplares.
Confira o trailer da HQ:




Gostei da iniciativa, e vocês?



Faça sua parte, compartilhe esse post com todo fã de quadrinhos!

Postagens mais visitadas