13/02/2012

DC Divulga Resultado do Reboot


DC ComicsA DC Comics fez uma pesquisa de mercado para avaliar o resultado de seu Reboot* (fim das revistas em banca que são substituidas por outros títulos). A pesquisa foi feita em parceria com a empresa de consultoria AC Nielsen, e foi dividida em 3 áreas:










COMICS SHOPS:

Resultado: nas lojas especializadas descobriu-se que 93% dos consumidores são do sexo masculino, e apenas 2% dos leitores tem menos de 18 anos de idade.
Comentando um pouco esses resultados: as vendas de quadrinhos de heróis está simplesmente tornando-se algo para adultos e isso é uma tendência de mercado, porém não seria necessário um maior investimento neste segmento de mercado, as crianças, ou ao menos os adolecêntes? Como falamos a pouco tempo aqui mesmo na Quadrinhosfera a Marvel vai lançar uma linha de HQs em formato especial somente para as crianças, seria uma boa também para a DC, ou não?


QUADRINHOS DIGITAIS E FORMULÁRIO NA INTERNET:

Resultado: nessa área de mercado algo muito interessante acontece, boa parte dos leitores  de quadrinhos digitais(57%), leram a HQ fisica. E dos leitores de quadrinhos impressos 16% leram também a versão digital.
Comentando umpouco os resultados: HQ digital, no momento é apenas um pequeno extra para as editoras, porém não prejudica a venda das HQs impressas, mas sim ajuda. A espectativa da indústria do comics é que a venda de HQ digital em lingua inglesa torne-se 10% do mercado ainda este ano.


NO GERAL:

50%  tem renda anual menor que 60 mil dólares, o que levou a editora a manter os preços em US$2,99 ( pelo menos por enquanto).
70% dos entrevistados são leitore assíduos da DC
25% são antigos leitores que, após interrupção na coleção, voltaram a ler os títulos da editora depois o reboot.
5% são novos leitores que foram atraidos pelo reboot e por sua divulgação (estão esperimentando).


Pesquisa de mercado realizada nos Estados Unidos, entre 26 de setembro e 7 de outubro de 2011, em parceria com a empresa de consultoria AC Nielsen e ouvio 6mil leitores.



O Reboot surtiu efeito na terra do Tio Sam e creio surtirá por aqui também. É uma jogada de marketing? Ceratmente que sim, mas quando bem feita (acompanhada pelo universo dos personagens) é totalmente valida. Particularmente eu conheço pessoas que não leem os titulos DC, que quando informados de um possível reboot nas bancas nacionais demonstraram grande enteresse em começar no minimo a coleção de um dos títulos. Porém o reboot no Brasil ainda não foi confirmado.

Só nos resta aguardar!


E você, qual sua opinião sobre um possível reboot em bancas nacionais?
Deixe sua opinião na nossa pesquisa interativa deste mês.





Leia mais sobre o Reboot DC!

O Admonistrador!